Closet de gesso: conheça suas vantagens e desvantagens 

21/09/2022min de leitura

Quem nunca sonhou em ter um closet arrumadinho, com espaço perfeito para guardar roupas, bolsas e sapatos? Inclusive, a Nova Época Imóveis já fez alguns posts aqui no blog dando algumas dicas sobre esse assunto. E se você já se perguntou qual a melhor opção de material para esse tipo de espaço, nós temos a resposta! O closet de gesso é uma das melhores opções, pois permite inúmeras combinações e se enquadra bem em diferentes espaços, dos menores aos mais amplos.


O gesso é um material considerado muito versátil e parece estar sendo cada vez mais usado em decorações das mais diversas formas. Além da parede de gesso, tetos e das sancas de gesso, agora chegou a vez da popularização do guarda-roupa ou closet de gesso. O closet de gesso é uma ótima oportunidade para manter suas roupas e outros itens pessoais organizados de forma elegante e sob medida, sendo perfeito para a necessidade de cada pessoa. 


Se você está considerando esse modelo de closet no seu projeto ou quer conhecer mais sobre ele, é fundamental entender algumas coisas sobre ele antes. Para te ajudar com esse assunto, a Nova Época Imóveis trouxe esse post com as principais vantagens e desvantagens de escolher esse modelo de closet, assim, você pode definir se esse é ou não o modelo mais indicado para você e sua casa. E para mais dicas sobre decoração e o mercado imobiliário, não deixe de conferir nosso blog!


Vantagens do closet de gesso


1. Personalização


Não é sempre que as pessoas disponibilizam de um quarto ou um espaço grande em casa para a montagem de um closet. Nesse caso, o closet de gesso permite que espaços sejam aproveitados e que o projeto final fique mais a sua cara, atendendo às suas necessidades sem que o espaço perca os traços da sua personalidade. 


Outro fator importante que devemos destacar aqui é que o closet de gesso permite que diversas cores e tipos de acabamento sejam aplicados no processo, o que ajuda a dar um pouco mais de vida para ao ambiente. 


2. Preço


Outra grande vantagem do closet de gesso é seu preço. Entre os diferentes tipos de closet, esse modelo é uma das opções com maior custo-benefício. Um modelo de guarda-roupas em tamanho médio, por exemplo, pode ficar entre R$1.500 e R$2.500 dependendo da quantidade de nichos, estantes e ferragens que vão entrar no projeto. 


Com isso, o preço do closet de gesso costuma ser bem interessante quando comparado ao closet feito de móveis planejados, saindo com uma economia de 30% a 40%. Ao final do projeto, você pode ter um closet lindo e ainda economizar. 


3. Projeto sob medida


Principalmente quem ama móveis planejados sabe que, muitas vezes, é difícil conciliar preço com qualidade e funcionalidade. Nesse caso, o closet de gesso é mais barato do que os closets feitos em marcenaria, além de permitir que cada espacinho do ambiente seja aproveitado no projeto, como dito mais acima. Assim, esse tipo de closet se adequa ao espaço disponível de acordo com as necessidades de cada pessoa. 


4. Durabilidade


Como dissemos lá no começo, o gesso é um material bastante resistente, o que faz com que o closet de gesso tenha uma vida útil mais longa do que os outros modelos. Porém, se você preza pela durabilidade e pela resistência, é importante alertar que não é uma boa ideia escolher placas de drywall ou acartonadas, pois elas são menos resistentes. 


Por isso, se você acha que o gesso é um material muito frágil para ser aplicado em um closet, está enganado. Essa opção é bem resistente e acaba oferecendo uma durabilidade bem maior ao projeto. 


Desvantagens do closet de gesso


1. Projeto fixo


Uma das maiores desvantagens do closet de gesso é o fato de se tratar de um projeto fixo e sem chances de mudanças. Depois de construído e montado, esse modelo de closet não pode ser alterado, nem mesmo as prateleiras podem ser alteradas ou mudadas de lugar. Por isso é fundamental que, no momento de escolher o closet de gesso, você tenha em mente um projeto que seja totalmente adequado às suas necessidades.


Um closet de gesso é como um closet de alvenaria, sendo impossível de mudar qualquer coisa do lugar ou alterar a organização do projeto, somente quebrando e reconstruindo. 


2. Sujeira da instalação 


É muito comum que projetos com gesso acabem trazendo alguns problemas à tona, como a sujeira, por exemplo. Isso acontece porque esse material gera muita poeira e exige que os móveis próximos sejam retirados do local ou, pelo menos, totalmente cobertos por plásticos. Afinal, estamos falando de uma obra com gesso e, com isso, já é possível imaginar que isso vá gerar um pouco de pó e sujeira durante a instalação, o que é outra desvantagem em relação a outros modelos de closet. 


De modo geral, é possível construir um closet de gesso com todas as atribuições e particularidades de um closet comum, feito de móveis planejados. Os projetos feitos com esse material podem contar com portas ou cortinas, cabideiros, gavetas, prateleiras específicas para sapatos e até mesmo uma iluminação diferenciada e conceituada, assim como qualquer outro modelo de closet. 


Agora que você já conhece mais sobre esse tipo de closet, a Nova Época Imóveis espera tornar mais fácil a decisão de qual modelo é o mais apropriado para sua casa e suas necessidades! Em caso de dúvidas entre em contato com um dos nossos corretores, eles estão sempre disponíveis para te ajudar com o que você precisar! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":